Sobre Brincar e Brinquedos

“Brincar envolve uma atitude positiva diante da vida. (…)
O brincar é uma experiência que envolve o corpo, os objetos, um tempo e um espaço. É como a vida: tem início, meio e fim.”
(Extraído do livro ‘A criação da externalidade da criança)


Como é importante dar a devida importância para o ato de brincar. Pode ser redundante, mas foi a única palavra que consegui usar.

Fazendo reflexões e leituras sobre Winnicott e Focault (pediatra e filósofo respectivamente) em um texto, consegui ampliar mais ainda novas formas de ver o brincar e os brinquedos para a criança.

Brinquedo: é o que dá suporte a brincadeira

Sobre brinquedos, penso que é necessário levar em conta antes de comprar um que tenha diversos recursos, que o brinquedo que brinca sozinho acaba tornando a criança passiva e não estimula a brincadeira, a imaginação e o pensamento.

Para que a criança desenvolva a capacidade de simbolizar e se desenvolva de forma global, é necessário ter conhecimento da fase em que o filho se encontra e o que é indicado para sua faixa etária.

“A criança se constrói enquanto brinca.”

A teoria Montessoriana defende a ideia de que sejam oferecidos brinquedos que fiquem parados até que a criança vá brincar. Estes brinquedos, que inúmeras vezes são simples e até recicláveis e de fácil acesso, estimulam funções cerebrais, socialização, criatividade e simbolização. Um brinquedo que brinca sozinho acaba tornando a criança passiva e não estimula a brincadeira, a imaginação e o pensamento. 

Como o Dia das Crianças está chegando e os adultos já estão em busca dos presentes, sugiro que a partir disso possa questionar-se para saber qual brinquedo comprar:

👉Este brinquedo vai brincar sozinho ou precisa que a criança dê vida a ele?

👉A criança vai brincar e recriar novas brincadeiras a cada dia de uso ou irá vê-lo brincar uma ou duas vezes e depois de saber como funciona perderá o interesse?

E por fim deixo mais uma reflexão:

“Cercamos as crianças dos brinquedos certos, em vez de lhe dar tempo para brincar, porque nós, adultos, não confiamos nas crianças.  E mesmo assim as amamos. Porque amamos, sem confiar, damos tudo o que parece certo, mas não deixamos que ela faça suas escolhas.”
(Maria Montessori)


Ah, e no meu perfil do Instagram tem mais um post falando sobre Brinquedo e Brincadeira. Confira aqui: https://www.instagram.com/p/B9CkC7fgiU6/?utm_source=ig_web_copy_link

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s