Trabalhando valores na Escola

Quando fui convidada a ser responsável pedagógica de 2 escolas de educação infantil, no final de 2016 eu já tinha em mente: “Eu quero propor algo diferente. Quero trabalhar o que não se é muito trabalhado na educação infantil e que deveria ser”.

Com apoio na Educação Emocional e nos valores sociais e humanos, organizei um Projeto Pedagógico base para educação infantil, que foi inserido nas duas escolas que coordenei.

Os assuntos já eram pré-estabelecidos e cada educadora deveria planejar seu mês de acordo com o assunto e conteúdos adequados à turma e que se encaixem nos projetos. De geral, era tudo organizado com antecedência e priorizando oportunidade de construção da criança e brincadeiras.

20170219_200705
Minha primeira leitora da Coleção Mundinho (fevereiro/2017)

Para as crianças de 0 a 3 anos, o projeto tinha como principal fio condutor a “Coleção Mundinho” (Um mundinho para todos, Um mundinho de paz, As famílias do mundinho, etc.) que foram selecionados e organizados para concomitantemente trabalhar os valores propostos no projeto das turmas de 3 a 6 anos (Respeito, Tolerância, Generosidade, entre outros). Os livros da Coleção Mundinho inclusive eram (e são) indicados para serem trabalhados nas turmas de 3 a 6 anos.

 

Aqui tenho alguns depoimentos de educadoras das escolas:

Baseado na “Coleção Mundinho”, poderíamos elaborar e executar infinitas brincadeiras e atividades dentro de cada tema mensal, tendo o planejamento com foco em valores fundamentais para a construção de uma sociedade mais humana. Fiquei encantada e ao mesmo tempo empolgada desde a Reunião Pedagógica em que foi apresentado esse projeto e a partir daí comecei a pesquisar e elaborar atividades significativas para que as crianças pudessem compreender cada valor trabalhado, sempre trazendo objetos, imagens e exemplos concretos que fizessem sentido para os pequenos, afinal os valores são abstratos mas as atitudes destes são concretas. Me recordo com saudades de como vivenciamos algumas delas, como relacionado a paz: fizemos uma caminhada pela rua e também visitamos o comércio e para cada pomba confeccionada e entregue pelas crianças acontecia a troca de um abraço.  Ao colocar em prática as propostas do projeto me sentir realizada, pois sabia que estava plantando uma sementinha de amor em cada um daqueles pequenos. Sempre ressaltando o respeito às diferenças, boas atitudes para com os outros e o meio ambiente e vivenciando de maneira lúdica os valores como a paz, o amor e a solidariedade, com o trabalho realizado ao longo do ano do projeto foi possível acreditar em um mundo mais amável, solidário e sobretudo, mais humano. Agradeço a você Eve, por nos motivar desde o início do projeto! Gratidão por poder colaborar na construção de um amanhã melhor.

Aline – Educadora Infantil

 

Achei muito interessante trabalhar com a coleção Mundinho pois permitiu de forma simples e fácil entendimento para as crianças mostrar alguns valores que hoje em dia estão se perdendo. As histórias podiam ser trabalhadas de forma prática com ludicidade onde aprendiam brincando. Como educadora amei a coleção percebi através de palavras e ações dos alunos que realmente tinha significado, me sentia realizada quando eles mesmos se corrigiam e falavam do Mundinho.

Cíntia – Educadora Infantil

Como todo projeto piloto, algumas coisas precisaram ser ajustadas na prática, mas os resultados de engajamento das profes foi muito positivo e o retorno das crianças… encantador!

Adorei poder trabalhar os valores no ano de 2017, mas na prática ainda precisava desenvolver um pouco mais. Foi então em 2018 que comecei do zero e no início do ano letivo, realizei a programação do ano, estipulando cada material importante para determinado valor. (…)

Logo de início tive um retorno positivo, já que os alunos conseguiram associar as histórias com seu cotidiano, onde trabalhamos juntos e realizamos a junção das ações entre escola e família. A roda de conversa era o momento em que cada um pode expressar e contar como foi “aplicar” tais ações, bem como suas atitudes. (…)

No final do ano, todos os valores, emoções, sentimentos e conteúdos relacionados, foram recapitulados, e para a surpresa deste desafio, as lembranças de cada atividade foram citadas pelos educandos, gerando uma satisfação e orgulho pelo trabalho pedagógico que como professora foi realizado! É de grande avalia trabalhar estas temáticas com a Educação Infantil, relacionando materiais de apoio pedagógico, datas comemorativas, assuntos referentes aos valores a serem desenvolvidos desde pequenos, proporcionando um aprimoramento do conhecimento e evolução de cada aluno.

 Marília – Educadora Infantil

Após esta primeira experiência, pensei num projeto paralelo, utilizando a mesma base, mas de forma a ser usado pela própria educadora em sala de aula, e com uma proposta diferente. E assim, surgiu o “Projeto Poderes da Criança Feliz”.

Este projeto é uma ferramenta que foi criada para além das atividades propostas no Projeto Pedagógico Escolar.

É um “plus” que a educadora/escola pode adotar para contribuir um pouquinho na mudança do ensino atual e na evolução das crianças e dos profissionais de educação. Deve partir da profe a autonomia e prática diária, os links que pode fazer no cotidiano e na rotina escolar.

O objetivo principal é oportunizar e conscientizar o trabalho dos valores na escola, a partir de reflexões e atitudes diárias, indo além das formalidades educacionais baseadas nas áreas do conhecimento.

Logo mais, vocês saberão como adquirir este projeto na íntegra!

 

Autor: Evelise Magnus

Com amor, compartilho ideias, saberes, aprendizados e transformações ♡

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s