Dia do Professor

Hoje, 15 de outubro, dia do Professor. Feliz dia! Parabéns pela linda e honrosa profissão, pela paciência mesmo quando ela se esgota, parabéns pela vontade, mesmo quando ela vos falta.

E mais do que parabenizar por esta data, eu quero fazer um pedido: professores, desacomodem! Professores, mudem e evoluam!

Desafiem-se e parem de reclamar que as crianças estão hiperativas e que os pais não fazem sua parte educando-as em casa.

Parece meio afrontoso, talvez alguns não me interpretem bem. Mas meu apelo é real e baseado no que já vivi nesses 10 anos de educação. Baseados nas reclamações das escolas e também nos olhos das crianças reprimidas. Baseado também no que eu enquanto professora fiz. A educação precisa mudar, ou então os problemas serão os mesmos ano após ano.

Assumam a responsabilidade de ter um fazer pedagógico diferente. Isso não é responsabilidade da escola, da direção. Isso é responsabilidade de cada professor. Leiam, estudem, busquem novas teorias para se basear (lembrando que não existe receita de bolo, visto que cada criança é unica, vem de uma família diferente e assim as turmas sempre são diferentes), abandonem os cadernos dos anos passados e aquelas atividades xerox de livro para as crianças colorirem. Deixem as crianças realmente se expressar graficamente. Deixem elas brincar livremente, brincar de faz de conta, descobrir novas funções para os objetos, fazer barulho, conversar, criar. E com respeito e ordem, quando preciso, peçam-nas para acalmar e/ou parar.

É difícil, todo recomeço é dificil. Mas quando reforçado diariamente, vira novo hábito e logo o estranho começa a fazer parte da sua vida profissional.

Esse pedido é pra quem não quer ser só mais uma professora. É para quem quer ser A PROFESSORA que se destaca, que faz a diferença e que cumpre com o juramento que fez quando assumiu a profissãoA educação infantil, de modo geral, está muito difícil, está estagnada, crianças hiper ativas e professoras estressadas.

Então mude sua forma de trabalhar com as crianças, mude de turma, de escola, mas mudem. Ou mudem de profissão. Sejam crianças com essas crianças que estão na frente de vocês. Façam delas a sua real prioridade dia a dia. E a prioridade nem sempre é fazer o que está planejado há dias ou semanas. As necessidades vão aparecendo diariamente.

Busque ajuda, converse expresse suas dificuldades, divida suas angústias, aprenda com os demais. Todos temos algo a aprender e a ensinar para nossos colegas.

E para quem quiser, estou à disposição (de verdade) para ajudar!

Com amor,

Evelise ♡ Psicóloga

Autor: Evelise Magnus

Com amor, compartilho ideias, saberes, aprendizados e transformações ♡

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s