O pote da calma

Recurso oriundo da pedagogia montessoriana, o pote da calma ou “calming jar” é oferecido à criança em momentos de irritação e/ou dificuldades de expressar-se emocionalmente, visto que enquanto os brilhos vão baixando a criança tende a acalmar, manter o foco e seu sistema nervoso centralizar. Assim, ajudaria as crianças a se tranquilizarem e ouvirem o que seus educadores (pais e/ou professores) têm a dizer.

20180909_205737

No meu caso utilizei com adolescentes e adultos para fazer algumas reflexões acerca dos problemas que temos na vida, que eu chamei na ocasião de “fase difícil” (veja na íntegra aqui nos Destaques Instagram > fases difíceis) afinal, quem já não teve aquelas fases que nos encontramos desesperados e sem encontrar uma saída no meio do turbilhão de sentimentos e acontecimentos?!

O que quis mostrar é que passa! Mesmo que no momento pareça impossível achar uma solução, ao passo que as coisas vão assentando, conseguimos refletir, organizar e ressignificar algumas coisas.

 

Para fazer o pote da calma, você pode usar a criatividade: use água morna para dissolver a cola glitter, pode colocar brocal, purpurina, estrelinhas ou lantejoulas em um pote de vidro ou garrafa plástica. Enfeitar se/como quiser.

 

Eu balanço o meu diariamente pra internalizar que com calma vejo tudo indo para o seu devido lugar 🙂 Tente com você! E tente com as crianças também!

 

Com amor,

[Evelise Magnus | Psicóloga]
#evelisepsicologa ♡

Autor: Evelise Magnus

Com amor, compartilho ideias, saberes, aprendizados e transformações ♡

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s